SIMULAÇÃO APLICADA À LOGÍSTICA
Para um jogo com a seguinte tabela de prêmios, determine a estratégia ótima para cada jogador.
Qual seria a melhor estratégia para o jogador 1? Resolva o problema e a matriz e assinale a alternativa que traz a melhor resposta para o jogo:
a estratégia escolhida pelo jogador 1 deve ser a 2, oferecendo o maior payoff (1) dentre os piores. Ou seja, na pior das hipóteses, escolhendo a estratégia 2 o jogador 1 ganha um prêmio de 1. Do ponto de vista do jogador 2, a melhor estratégia seria a 1, por representar o menor ganho para o jogador 1 (1), e consequentemente a menor perda para ele. Há ponto de sela e estratégia dominante.
a estratégia escolhida pelo jogador 1 deve ser a 2, oferecendo o maior payoff (1) dentre os piores. Ou seja, na pior das hipóteses, escolhendo a estratégia 2 o jogador 1 ganha um prêmio de 1. Do ponto de vista do jogador 2, a melhor estratégia seria a 1, por representar o menor ganho para o jogador 1 (1), e consequentemente a menor perda para ele. Não há ponto de sela e estratégia dominante.
a estratégia escolhida pelo jogador 1 deve ser a 1, oferecendo o menor payoff (-3) dentre os piores. Ou seja, na pior das hipóteses, escolhendo a estratégia 1 o jogador 1 perde um prêmio de 3. Do ponto de vista do jogador 2, a melhor estratégia seria a 2, por representar o menor ganho para o jogador 1 (2), e consequentemente a menor perda para ele. Não há ponto de sela e estratégia dominante.
a estratégia escolhida pelo jogador 1 deve ser a 1, oferecendo o menor payoff (-3) dentre os piores. Ou seja, na pior das hipóteses, escolhendo a estratégia 1 o jogador 1 perde um prêmio de 3. Do ponto de vista do jogador 2, a melhor estratégia seria a 1, por representar o menor ganho para o jogador 1 (1), e consequentemente a menor perda para ele. Há ponto de sela e estratégia dominante.
a estratégia escolhida pelo jogador 1 deve ser a 1, oferecendo o menor payoff (-3) dentre os piores. Ou seja, na pior das hipóteses, escolhendo a estratégia 1 o jogador 1 perde um prêmio de 3. Do ponto de vista do jogador 2, a melhor estratégia seria a 1, por representar o menor ganho para o jogador 1 (1), e consequentemente a menor perda para ele. Não há ponto de sela e estratégia dominante.
A seguir vem algumas características especiais do ProModel, que podem ser encontradas no MedModel e ServiceModel também, a saber:
I - Fusão e submodelos: em muitos casos podemos ter subprocessos reunidos por características similares e então subdivididos e separados do sistema macro para melhor análise e visualização dos resultados gerados por aquele submodelo. Por exemplo, num hospital teremos diversos submodelos que compõem o modelo final, tais como submodelo do pronto-atendimento, submodelo da farmácia, submodelo da consulta, submodelo do laboratório, entre tantos outros quanto existirem complexidades a serem atendidas;
II - Editor gráfico: que permite rodar o sistema sem alterar os dados realísticos ou resultados da empresa;
III - Adequação da curva: o ProModel tem uma função que trata os dados estatísticos alocados nele para que a distribuição da curva seja mais representativa do universo real do que se fosse com os dados alocados de forma aleatória e sem tratamento estatístico algum;
IV - Interface de demonstração: caso o analista/usuário queira modificar os ícones, os gráficos e o layout ele consegue pois o ProModel trabalha com editor gráfico eficiente.
É correto o que se afirma em:
I, II
I, III
II, III, IV
I, II, III, IV
III, IV
Em uma mineração verificou-se que o tempo médio de permanência no sistema (TS) dos caminhões junto às carregadeiras é de 3 minutos e que, em média, existem 6 caminhões (NS) no setor. Se ao invés de 24, tivessem 30 caminhões em processo de carregamento, qual a duração do ciclo?
15 minutos
12 minutos
30 minutos
5 minutos
24 minutos
Em uma mineração verificou-se que o tempo médio de permanência no sistema (TS) dos caminhões junto às carregadeiras é de 3 minutos e que, em média, existem 6 caminhões (NS) no setor, e um total de 30 caminhões em serviço. Qual o tempo médio para o processo completo de descarregamento (ou TFS: Tempo Fora do Sistema)?
24 minutos
15 minutos
10 minutos
30 minutos
12 minutos
A modelagem e simulação computacional no setor de manutenção é aplicada justamente para minimizar os tempos de paradas programadas e não programadas, já que as duas ocasionam perdas à empresa, não agregam valor e precisam ser minimizadas.
A modelagem e simulação responderá a perguntas do tipo:
I - Qual o melhor momento para executar as paradas programadas?
II - Quais as perdas geradas pelas paradas não programadas?
III - Como diminuir o impacto no planejamento e programação da produção com as paradas?
IV - Como minimizar as perdas de capacidade produtiva no mês corrente por causa das paradas oriundas da manutenção?
V - Como melhorar a confiabilidade do processo com programas de manutenções eficientes e precisos?
VI - Como potencializar a disponibilidade dos equipamentos?
É correto o que se afirma em:
I, II, III, IV, V, VI.
I, II, IV, V, VI.
III, IV, V, VI.
II, III, IV, V, VI.
I, IV, V, VI.
Sobre o planejamento, sua importância, tanto para coleta de dados quanto para todo o processo de modelagem e simulação, analise as duas asserções a seguir:
O planejamento norteia todo o processo de coleta, construção e manutenção dos modelos a serem simulados e, além disso, o planejamento tem como intuito central prever algumas intempéries futuras e proporcionar aos tomadores de decisão a oportunidade de se prepararem para o que provavelmente vai ocorrer.
OU SEJA,
O planejamento, seja ele em qualquer esfera, potencializa as decisões e diminui drasticamente as chances de perdas e desperdícios ocorrerem por falta de planejamento.
A respeito dessas duas asserções, assinale a opção correta:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II complementa de forma correta a I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não complementa de forma correta a I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Saindo um pouco do âmbito da manufatura em si e caminhando para o âmbito do fornecimento de serviços, podemos afirmar que um dos focos mais importantes na simulação nesse tipo de negócio é melhorar a satisfação de seu cliente, reduzindo os tempos de espera. Por isso, analise as duas asserções que seguem:
I – Observe seus clientes. Ninguém gosta de ficar muito tempo em filas, seja fisicamente ou virtualmente através de ligações telefônicas em esperas intermináveis embaladas com músicas indigestas. A moeda mais cara do século XXI é o tempo, logo, as empresas fornecedoras de serviços precisam aprender a atuar fortemente na redução drástica dos tempos de espera.
PORQUE
II – Quando a empresa que fornece o serviço atua focada em minimizar o tempo de espera acredita-se que tal procedimento traga o aumento da satisfação dos clientes e, por consequência, um melhor resultado aos negócios no curto, médio e principalmente longo prazo, potencializando a sustentabilidade do negócio em si.
A respeito dessas duas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A coleta dos dados é a fase inicial de todo processo de modelagem e simulação. Reforço a importância de se conhecer a fundo as variáveis e as características dos elementos do estudo para que possa ser criado um modelo fidedigno. Para construirmos a modelagem e simulação utilizamos, com frequência, as variáveis não controladas. Algumas técnicas de coleta de dados podem ser usadas, tais como:
I - Observação: técnica simplista onde o analista vai a campo observar o funcionamento do sistema alvo do estudo, e assim coletar informações e dados de forma aleatória, analisando, visualizando e acompanhando o processo;
II - Questionário: é a coleta de dados através de documentos e registros da empresa/organização. Estes questionários podem ser construídos através de ordens de serviços, ordens de produção, relatórios gerenciais e setoriais, laudos, manuais, etc;
III - Entrevista: onde há uma interação por um dado momento entre os participantes da entrevista onde os mesmos coletas os dados necessários e registram em formulários ou são gravadas;
IV - Análise de documentos: nessa técnica um formulário é elaborado contendo todas as informações necessárias ao bom desempenho do levantamento e coleta de dados;
V - Medições in loco: é o método de coleta de dados onde o analista vai ao local onde ocorre a criação dos dados e informações e os coletas, geralmente com apoio de instrumentos específicos. São exemplo de medições in loco os tempos-padrão, pesagem de matérias-primas, análises sensoriais, análises de qualidade, etc.
É correto o que se afirma em:
II, III, IV.
I, II, III.
I, II, III, V.
I, III, V.
II, IV, V.
Na maioria das vezes o problema alvo da modelagem e simulação é informado pelo cliente. Pois o cliente é o rei, ele é quem determina o que é qualidade e quais as características de qualidade ele está buscando quando adquire nossos produtos e/ou serviços. Por isso, foco no cliente.
Sendo assim, analise as duas asserções a seguir:
A interação entre empresa e cliente é crucial em diversos momentos, e não seria diferente no momento da definição correta do problema para posterior modelagem e simulação.
PORQUE
Espera-se que, se trabalhando em parceria com a empresa, o cliente possa nos ajudar muito a solucionar diversos problemas que impactam negativamente nos resultados da empresa, reduzindo custos e alavancando os negócios.
A respeito dessas duas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Abaixo segue os seis passos para o correto desenvolvimento e criação de um projeto de simulação:
- Formulação: etapa na qual ocorre a construção de fato do modelo conceitual representando fielmente o sistema real, com uso dos dados coletados, espera-se que, de forma 100% acuras;
- Representação: etapa na qual é definido o problema a ser analisado, alvo do estudo, além dos objetivos da modelagem em si, ou seja, é a etapa inicial, onde o escopo do problema juntamente com o que se espera dele são determinados;
- Implantação: nesta etapa, já de posse do software que será utilizado para a simulação, ocorre, nele mesmo, a transformação do modelo conceitual em modelo computacional, factível e coerente;
- Verificação e validação: aqui ocorre a verificação e confirmação da correta transformação do modelo conceitual em modelo computacional. É como se fosse uma etapa de auditoria que verifica todas as características do modelo e as compara com o esperado, além da análise criteriosa e minuciosa do modelo computacional para averiguar se ele representa o sistema real, principalmente relacionado ao seu comportamento e funcionamento;
- Experimentação: agora é chegada uma das etapas mais importantes, onde os testes no modelo computacional são executados. Estes testes servem para avaliar e colocar em prática os dados levantados e o modelo construído, fazendo algumas mudanças nestas variáveis e nos cenários criados objetivando encontrar a melhor solução para o sistema simulado;
- Análise: última etapa, onde são feitos exames e análises dos resultados encontrados e comparados com os objetivos propostos no início da modelagem.
É correto o que se afirma em:
a estratégia escolhida pelo jogador 1 deve ser a 2, oferecendo o maior payoff (1) dentre os piores. Ou seja, na pior das hipóteses, escolhendo a estratégia 2 o jogador 1 ganha um prêmio de 1. Do ponto de vista do jogador 2, a melhor estratégia seria a 1, por representar o menor ganho para o jogador 1 (1), e consequentemente a menor perda para ele. Há ponto de sela e estratégia dominante.
a estratégia escolhida pelo jogador 1 deve ser a 2, oferecendo o maior payoff (1) dentre os piores. Ou seja, na pior das hipóteses, escolhendo a estratégia 2 o jogador 1 ganha um prêmio de 1. Do ponto de vista do jogador 2, a melhor estratégia seria a 1, por representar o menor ganho para o jogador 1 (1), e consequentemente a menor perda para ele. Não há ponto de sela e estratégia dominante.
a estratégia escolhida pelo jogador 1 deve ser a 1, oferecendo o menor payoff (-3) dentre os piores. Ou seja, na pior das hipóteses, escolhendo a estratégia 1 o jogador 1 perde um prêmio de 3. Do ponto de vista do jogador 2, a melhor estratégia seria a 2, por representar o menor ganho para o jogador 1 (2), e consequentemente a menor perda para ele. Não há ponto de sela e estratégia dominante.
a estratégia escolhida pelo jogador 1 deve ser a 1, oferecendo o menor payoff (-3) dentre os piores. Ou seja, na pior das hipóteses, escolhendo a estratégia 1 o jogador 1 perde um prêmio de 3. Do ponto de vista do jogador 2, a melhor estratégia seria a 1, por representar o menor ganho para o jogador 1 (1), e consequentemente a menor perda para ele. Há ponto de sela e estratégia dominante.
a estratégia escolhida pelo jogador 1 deve ser a 1, oferecendo o menor payoff (-3) dentre os piores. Ou seja, na pior das hipóteses, escolhendo a estratégia 1 o jogador 1 perde um prêmio de 3. Do ponto de vista do jogador 2, a melhor estratégia seria a 1, por representar o menor ganho para o jogador 1 (1), e consequentemente a menor perda para ele. Não há ponto de sela e estratégia dominante.
A seguir vem algumas características especiais do ProModel, que podem ser encontradas no MedModel e ServiceModel também, a saber:
I - Fusão e submodelos: em muitos casos podemos ter subprocessos reunidos por características similares e então subdivididos e separados do sistema macro para melhor análise e visualização dos resultados gerados por aquele submodelo. Por exemplo, num hospital teremos diversos submodelos que compõem o modelo final, tais como submodelo do pronto-atendimento, submodelo da farmácia, submodelo da consulta, submodelo do laboratório, entre tantos outros quanto existirem complexidades a serem atendidas;
II - Editor gráfico: que permite rodar o sistema sem alterar os dados realísticos ou resultados da empresa;
III - Adequação da curva: o ProModel tem uma função que trata os dados estatísticos alocados nele para que a distribuição da curva seja mais representativa do universo real do que se fosse com os dados alocados de forma aleatória e sem tratamento estatístico algum;
IV - Interface de demonstração: caso o analista/usuário queira modificar os ícones, os gráficos e o layout ele consegue pois o ProModel trabalha com editor gráfico eficiente.
É correto o que se afirma em:
I, II
I, III
II, III, IV
I, II, III, IV
III, IV
Em uma mineração verificou-se que o tempo médio de permanência no sistema (TS) dos caminhões junto às carregadeiras é de 3 minutos e que, em média, existem 6 caminhões (NS) no setor. Se ao invés de 24, tivessem 30 caminhões em processo de carregamento, qual a duração do ciclo?
15 minutos
12 minutos
30 minutos
5 minutos
24 minutos
Em uma mineração verificou-se que o tempo médio de permanência no sistema (TS) dos caminhões junto às carregadeiras é de 3 minutos e que, em média, existem 6 caminhões (NS) no setor, e um total de 30 caminhões em serviço. Qual o tempo médio para o processo completo de descarregamento (ou TFS: Tempo Fora do Sistema)?
24 minutos
15 minutos
10 minutos
30 minutos
12 minutos
A modelagem e simulação computacional no setor de manutenção é aplicada justamente para minimizar os tempos de paradas programadas e não programadas, já que as duas ocasionam perdas à empresa, não agregam valor e precisam ser minimizadas.
A modelagem e simulação responderá a perguntas do tipo:
I - Qual o melhor momento para executar as paradas programadas?
II - Quais as perdas geradas pelas paradas não programadas?
III - Como diminuir o impacto no planejamento e programação da produção com as paradas?
IV - Como minimizar as perdas de capacidade produtiva no mês corrente por causa das paradas oriundas da manutenção?
V - Como melhorar a confiabilidade do processo com programas de manutenções eficientes e precisos?
VI - Como potencializar a disponibilidade dos equipamentos?
É correto o que se afirma em:
I, II, III, IV, V, VI.
I, II, IV, V, VI.
III, IV, V, VI.
II, III, IV, V, VI.
I, IV, V, VI.
Sobre o planejamento, sua importância, tanto para coleta de dados quanto para todo o processo de modelagem e simulação, analise as duas asserções a seguir:
O planejamento norteia todo o processo de coleta, construção e manutenção dos modelos a serem simulados e, além disso, o planejamento tem como intuito central prever algumas intempéries futuras e proporcionar aos tomadores de decisão a oportunidade de se prepararem para o que provavelmente vai ocorrer.
OU SEJA,
O planejamento, seja ele em qualquer esfera, potencializa as decisões e diminui drasticamente as chances de perdas e desperdícios ocorrerem por falta de planejamento.
A respeito dessas duas asserções, assinale a opção correta:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II complementa de forma correta a I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não complementa de forma correta a I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Saindo um pouco do âmbito da manufatura em si e caminhando para o âmbito do fornecimento de serviços, podemos afirmar que um dos focos mais importantes na simulação nesse tipo de negócio é melhorar a satisfação de seu cliente, reduzindo os tempos de espera. Por isso, analise as duas asserções que seguem:
I – Observe seus clientes. Ninguém gosta de ficar muito tempo em filas, seja fisicamente ou virtualmente através de ligações telefônicas em esperas intermináveis embaladas com músicas indigestas. A moeda mais cara do século XXI é o tempo, logo, as empresas fornecedoras de serviços precisam aprender a atuar fortemente na redução drástica dos tempos de espera.
PORQUE
II – Quando a empresa que fornece o serviço atua focada em minimizar o tempo de espera acredita-se que tal procedimento traga o aumento da satisfação dos clientes e, por consequência, um melhor resultado aos negócios no curto, médio e principalmente longo prazo, potencializando a sustentabilidade do negócio em si.
A respeito dessas duas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A coleta dos dados é a fase inicial de todo processo de modelagem e simulação. Reforço a importância de se conhecer a fundo as variáveis e as características dos elementos do estudo para que possa ser criado um modelo fidedigno. Para construirmos a modelagem e simulação utilizamos, com frequência, as variáveis não controladas. Algumas técnicas de coleta de dados podem ser usadas, tais como:
I - Observação: técnica simplista onde o analista vai a campo observar o funcionamento do sistema alvo do estudo, e assim coletar informações e dados de forma aleatória, analisando, visualizando e acompanhando o processo;
II - Questionário: é a coleta de dados através de documentos e registros da empresa/organização. Estes questionários podem ser construídos através de ordens de serviços, ordens de produção, relatórios gerenciais e setoriais, laudos, manuais, etc;
III - Entrevista: onde há uma interação por um dado momento entre os participantes da entrevista onde os mesmos coletas os dados necessários e registram em formulários ou são gravadas;
IV - Análise de documentos: nessa técnica um formulário é elaborado contendo todas as informações necessárias ao bom desempenho do levantamento e coleta de dados;
V - Medições in loco: é o método de coleta de dados onde o analista vai ao local onde ocorre a criação dos dados e informações e os coletas, geralmente com apoio de instrumentos específicos. São exemplo de medições in loco os tempos-padrão, pesagem de matérias-primas, análises sensoriais, análises de qualidade, etc.
É correto o que se afirma em:
II, III, IV.
I, II, III.
I, II, III, V.
I, III, V.
II, IV, V.
Na maioria das vezes o problema alvo da modelagem e simulação é informado pelo cliente. Pois o cliente é o rei, ele é quem determina o que é qualidade e quais as características de qualidade ele está buscando quando adquire nossos produtos e/ou serviços. Por isso, foco no cliente.
Sendo assim, analise as duas asserções a seguir:
A interação entre empresa e cliente é crucial em diversos momentos, e não seria diferente no momento da definição correta do problema para posterior modelagem e simulação.
PORQUE
Espera-se que, se trabalhando em parceria com a empresa, o cliente possa nos ajudar muito a solucionar diversos problemas que impactam negativamente nos resultados da empresa, reduzindo custos e alavancando os negócios.
A respeito dessas duas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Abaixo segue os seis passos para o correto desenvolvimento e criação de um projeto de simulação:
- Formulação: etapa na qual ocorre a construção de fato do modelo conceitual representando fielmente o sistema real, com uso dos dados coletados, espera-se que, de forma 100% acuras;
- Representação: etapa na qual é definido o problema a ser analisado, alvo do estudo, além dos objetivos da modelagem em si, ou seja, é a etapa inicial, onde o escopo do problema juntamente com o que se espera dele são determinados;
- Implantação: nesta etapa, já de posse do software que será utilizado para a simulação, ocorre, nele mesmo, a transformação do modelo conceitual em modelo computacional, factível e coerente;
- Verificação e validação: aqui ocorre a verificação e confirmação da correta transformação do modelo conceitual em modelo computacional. É como se fosse uma etapa de auditoria que verifica todas as características do modelo e as compara com o esperado, além da análise criteriosa e minuciosa do modelo computacional para averiguar se ele representa o sistema real, principalmente relacionado ao seu comportamento e funcionamento;
- Experimentação: agora é chegada uma das etapas mais importantes, onde os testes no modelo computacional são executados. Estes testes servem para avaliar e colocar em prática os dados levantados e o modelo construído, fazendo algumas mudanças nestas variáveis e nos cenários criados objetivando encontrar a melhor solução para o sistema simulado;
- Análise: última etapa, onde são feitos exames e análises dos resultados encontrados e comparados com os objetivos propostos no início da modelagem.
É correto o que se afirma em:
I, II
I, III
II, III, IV
I, II, III, IV
III, IV
Em uma mineração verificou-se que o tempo médio de permanência no sistema (TS) dos caminhões junto às carregadeiras é de 3 minutos e que, em média, existem 6 caminhões (NS) no setor. Se ao invés de 24, tivessem 30 caminhões em processo de carregamento, qual a duração do ciclo?
15 minutos
12 minutos
30 minutos
5 minutos
24 minutos
Em uma mineração verificou-se que o tempo médio de permanência no sistema (TS) dos caminhões junto às carregadeiras é de 3 minutos e que, em média, existem 6 caminhões (NS) no setor, e um total de 30 caminhões em serviço. Qual o tempo médio para o processo completo de descarregamento (ou TFS: Tempo Fora do Sistema)?
24 minutos
15 minutos
10 minutos
30 minutos
12 minutos
A modelagem e simulação computacional no setor de manutenção é aplicada justamente para minimizar os tempos de paradas programadas e não programadas, já que as duas ocasionam perdas à empresa, não agregam valor e precisam ser minimizadas.
A modelagem e simulação responderá a perguntas do tipo:
I - Qual o melhor momento para executar as paradas programadas?
II - Quais as perdas geradas pelas paradas não programadas?
III - Como diminuir o impacto no planejamento e programação da produção com as paradas?
IV - Como minimizar as perdas de capacidade produtiva no mês corrente por causa das paradas oriundas da manutenção?
V - Como melhorar a confiabilidade do processo com programas de manutenções eficientes e precisos?
VI - Como potencializar a disponibilidade dos equipamentos?
É correto o que se afirma em:
I, II, III, IV, V, VI.
I, II, IV, V, VI.
III, IV, V, VI.
II, III, IV, V, VI.
I, IV, V, VI.
Sobre o planejamento, sua importância, tanto para coleta de dados quanto para todo o processo de modelagem e simulação, analise as duas asserções a seguir:
O planejamento norteia todo o processo de coleta, construção e manutenção dos modelos a serem simulados e, além disso, o planejamento tem como intuito central prever algumas intempéries futuras e proporcionar aos tomadores de decisão a oportunidade de se prepararem para o que provavelmente vai ocorrer.
OU SEJA,
O planejamento, seja ele em qualquer esfera, potencializa as decisões e diminui drasticamente as chances de perdas e desperdícios ocorrerem por falta de planejamento.
A respeito dessas duas asserções, assinale a opção correta:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II complementa de forma correta a I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não complementa de forma correta a I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Saindo um pouco do âmbito da manufatura em si e caminhando para o âmbito do fornecimento de serviços, podemos afirmar que um dos focos mais importantes na simulação nesse tipo de negócio é melhorar a satisfação de seu cliente, reduzindo os tempos de espera. Por isso, analise as duas asserções que seguem:
I – Observe seus clientes. Ninguém gosta de ficar muito tempo em filas, seja fisicamente ou virtualmente através de ligações telefônicas em esperas intermináveis embaladas com músicas indigestas. A moeda mais cara do século XXI é o tempo, logo, as empresas fornecedoras de serviços precisam aprender a atuar fortemente na redução drástica dos tempos de espera.
PORQUE
II – Quando a empresa que fornece o serviço atua focada em minimizar o tempo de espera acredita-se que tal procedimento traga o aumento da satisfação dos clientes e, por consequência, um melhor resultado aos negócios no curto, médio e principalmente longo prazo, potencializando a sustentabilidade do negócio em si.
A respeito dessas duas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A coleta dos dados é a fase inicial de todo processo de modelagem e simulação. Reforço a importância de se conhecer a fundo as variáveis e as características dos elementos do estudo para que possa ser criado um modelo fidedigno. Para construirmos a modelagem e simulação utilizamos, com frequência, as variáveis não controladas. Algumas técnicas de coleta de dados podem ser usadas, tais como:
I - Observação: técnica simplista onde o analista vai a campo observar o funcionamento do sistema alvo do estudo, e assim coletar informações e dados de forma aleatória, analisando, visualizando e acompanhando o processo;
II - Questionário: é a coleta de dados através de documentos e registros da empresa/organização. Estes questionários podem ser construídos através de ordens de serviços, ordens de produção, relatórios gerenciais e setoriais, laudos, manuais, etc;
III - Entrevista: onde há uma interação por um dado momento entre os participantes da entrevista onde os mesmos coletas os dados necessários e registram em formulários ou são gravadas;
IV - Análise de documentos: nessa técnica um formulário é elaborado contendo todas as informações necessárias ao bom desempenho do levantamento e coleta de dados;
V - Medições in loco: é o método de coleta de dados onde o analista vai ao local onde ocorre a criação dos dados e informações e os coletas, geralmente com apoio de instrumentos específicos. São exemplo de medições in loco os tempos-padrão, pesagem de matérias-primas, análises sensoriais, análises de qualidade, etc.
É correto o que se afirma em:
II, III, IV.
I, II, III.
I, II, III, V.
I, III, V.
II, IV, V.
Na maioria das vezes o problema alvo da modelagem e simulação é informado pelo cliente. Pois o cliente é o rei, ele é quem determina o que é qualidade e quais as características de qualidade ele está buscando quando adquire nossos produtos e/ou serviços. Por isso, foco no cliente.
Sendo assim, analise as duas asserções a seguir:
A interação entre empresa e cliente é crucial em diversos momentos, e não seria diferente no momento da definição correta do problema para posterior modelagem e simulação.
PORQUE
Espera-se que, se trabalhando em parceria com a empresa, o cliente possa nos ajudar muito a solucionar diversos problemas que impactam negativamente nos resultados da empresa, reduzindo custos e alavancando os negócios.
A respeito dessas duas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Abaixo segue os seis passos para o correto desenvolvimento e criação de um projeto de simulação:
- Formulação: etapa na qual ocorre a construção de fato do modelo conceitual representando fielmente o sistema real, com uso dos dados coletados, espera-se que, de forma 100% acuras;
- Representação: etapa na qual é definido o problema a ser analisado, alvo do estudo, além dos objetivos da modelagem em si, ou seja, é a etapa inicial, onde o escopo do problema juntamente com o que se espera dele são determinados;
- Implantação: nesta etapa, já de posse do software que será utilizado para a simulação, ocorre, nele mesmo, a transformação do modelo conceitual em modelo computacional, factível e coerente;
- Verificação e validação: aqui ocorre a verificação e confirmação da correta transformação do modelo conceitual em modelo computacional. É como se fosse uma etapa de auditoria que verifica todas as características do modelo e as compara com o esperado, além da análise criteriosa e minuciosa do modelo computacional para averiguar se ele representa o sistema real, principalmente relacionado ao seu comportamento e funcionamento;
- Experimentação: agora é chegada uma das etapas mais importantes, onde os testes no modelo computacional são executados. Estes testes servem para avaliar e colocar em prática os dados levantados e o modelo construído, fazendo algumas mudanças nestas variáveis e nos cenários criados objetivando encontrar a melhor solução para o sistema simulado;
- Análise: última etapa, onde são feitos exames e análises dos resultados encontrados e comparados com os objetivos propostos no início da modelagem.
É correto o que se afirma em:
15 minutos
12 minutos
30 minutos
5 minutos
24 minutos
Em uma mineração verificou-se que o tempo médio de permanência no sistema (TS) dos caminhões junto às carregadeiras é de 3 minutos e que, em média, existem 6 caminhões (NS) no setor, e um total de 30 caminhões em serviço. Qual o tempo médio para o processo completo de descarregamento (ou TFS: Tempo Fora do Sistema)?
24 minutos
15 minutos
10 minutos
30 minutos
12 minutos
A modelagem e simulação computacional no setor de manutenção é aplicada justamente para minimizar os tempos de paradas programadas e não programadas, já que as duas ocasionam perdas à empresa, não agregam valor e precisam ser minimizadas.
A modelagem e simulação responderá a perguntas do tipo:
I - Qual o melhor momento para executar as paradas programadas?
II - Quais as perdas geradas pelas paradas não programadas?
III - Como diminuir o impacto no planejamento e programação da produção com as paradas?
IV - Como minimizar as perdas de capacidade produtiva no mês corrente por causa das paradas oriundas da manutenção?
V - Como melhorar a confiabilidade do processo com programas de manutenções eficientes e precisos?
VI - Como potencializar a disponibilidade dos equipamentos?
É correto o que se afirma em:
I, II, III, IV, V, VI.
I, II, IV, V, VI.
III, IV, V, VI.
II, III, IV, V, VI.
I, IV, V, VI.
Sobre o planejamento, sua importância, tanto para coleta de dados quanto para todo o processo de modelagem e simulação, analise as duas asserções a seguir:
O planejamento norteia todo o processo de coleta, construção e manutenção dos modelos a serem simulados e, além disso, o planejamento tem como intuito central prever algumas intempéries futuras e proporcionar aos tomadores de decisão a oportunidade de se prepararem para o que provavelmente vai ocorrer.
OU SEJA,
O planejamento, seja ele em qualquer esfera, potencializa as decisões e diminui drasticamente as chances de perdas e desperdícios ocorrerem por falta de planejamento.
A respeito dessas duas asserções, assinale a opção correta:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II complementa de forma correta a I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não complementa de forma correta a I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Saindo um pouco do âmbito da manufatura em si e caminhando para o âmbito do fornecimento de serviços, podemos afirmar que um dos focos mais importantes na simulação nesse tipo de negócio é melhorar a satisfação de seu cliente, reduzindo os tempos de espera. Por isso, analise as duas asserções que seguem:
I – Observe seus clientes. Ninguém gosta de ficar muito tempo em filas, seja fisicamente ou virtualmente através de ligações telefônicas em esperas intermináveis embaladas com músicas indigestas. A moeda mais cara do século XXI é o tempo, logo, as empresas fornecedoras de serviços precisam aprender a atuar fortemente na redução drástica dos tempos de espera.
PORQUE
II – Quando a empresa que fornece o serviço atua focada em minimizar o tempo de espera acredita-se que tal procedimento traga o aumento da satisfação dos clientes e, por consequência, um melhor resultado aos negócios no curto, médio e principalmente longo prazo, potencializando a sustentabilidade do negócio em si.
A respeito dessas duas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A coleta dos dados é a fase inicial de todo processo de modelagem e simulação. Reforço a importância de se conhecer a fundo as variáveis e as características dos elementos do estudo para que possa ser criado um modelo fidedigno. Para construirmos a modelagem e simulação utilizamos, com frequência, as variáveis não controladas. Algumas técnicas de coleta de dados podem ser usadas, tais como:
I - Observação: técnica simplista onde o analista vai a campo observar o funcionamento do sistema alvo do estudo, e assim coletar informações e dados de forma aleatória, analisando, visualizando e acompanhando o processo;
II - Questionário: é a coleta de dados através de documentos e registros da empresa/organização. Estes questionários podem ser construídos através de ordens de serviços, ordens de produção, relatórios gerenciais e setoriais, laudos, manuais, etc;
III - Entrevista: onde há uma interação por um dado momento entre os participantes da entrevista onde os mesmos coletas os dados necessários e registram em formulários ou são gravadas;
IV - Análise de documentos: nessa técnica um formulário é elaborado contendo todas as informações necessárias ao bom desempenho do levantamento e coleta de dados;
V - Medições in loco: é o método de coleta de dados onde o analista vai ao local onde ocorre a criação dos dados e informações e os coletas, geralmente com apoio de instrumentos específicos. São exemplo de medições in loco os tempos-padrão, pesagem de matérias-primas, análises sensoriais, análises de qualidade, etc.
É correto o que se afirma em:
II, III, IV.
I, II, III.
I, II, III, V.
I, III, V.
II, IV, V.
Na maioria das vezes o problema alvo da modelagem e simulação é informado pelo cliente. Pois o cliente é o rei, ele é quem determina o que é qualidade e quais as características de qualidade ele está buscando quando adquire nossos produtos e/ou serviços. Por isso, foco no cliente.
Sendo assim, analise as duas asserções a seguir:
A interação entre empresa e cliente é crucial em diversos momentos, e não seria diferente no momento da definição correta do problema para posterior modelagem e simulação.
PORQUE
Espera-se que, se trabalhando em parceria com a empresa, o cliente possa nos ajudar muito a solucionar diversos problemas que impactam negativamente nos resultados da empresa, reduzindo custos e alavancando os negócios.
A respeito dessas duas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Abaixo segue os seis passos para o correto desenvolvimento e criação de um projeto de simulação:
- Formulação: etapa na qual ocorre a construção de fato do modelo conceitual representando fielmente o sistema real, com uso dos dados coletados, espera-se que, de forma 100% acuras;
- Representação: etapa na qual é definido o problema a ser analisado, alvo do estudo, além dos objetivos da modelagem em si, ou seja, é a etapa inicial, onde o escopo do problema juntamente com o que se espera dele são determinados;
- Implantação: nesta etapa, já de posse do software que será utilizado para a simulação, ocorre, nele mesmo, a transformação do modelo conceitual em modelo computacional, factível e coerente;
- Verificação e validação: aqui ocorre a verificação e confirmação da correta transformação do modelo conceitual em modelo computacional. É como se fosse uma etapa de auditoria que verifica todas as características do modelo e as compara com o esperado, além da análise criteriosa e minuciosa do modelo computacional para averiguar se ele representa o sistema real, principalmente relacionado ao seu comportamento e funcionamento;
- Experimentação: agora é chegada uma das etapas mais importantes, onde os testes no modelo computacional são executados. Estes testes servem para avaliar e colocar em prática os dados levantados e o modelo construído, fazendo algumas mudanças nestas variáveis e nos cenários criados objetivando encontrar a melhor solução para o sistema simulado;
- Análise: última etapa, onde são feitos exames e análises dos resultados encontrados e comparados com os objetivos propostos no início da modelagem.
É correto o que se afirma em:
24 minutos
15 minutos
10 minutos
30 minutos
12 minutos
A modelagem e simulação computacional no setor de manutenção é aplicada justamente para minimizar os tempos de paradas programadas e não programadas, já que as duas ocasionam perdas à empresa, não agregam valor e precisam ser minimizadas.
A modelagem e simulação responderá a perguntas do tipo:
I - Qual o melhor momento para executar as paradas programadas?
II - Quais as perdas geradas pelas paradas não programadas?
III - Como diminuir o impacto no planejamento e programação da produção com as paradas?
IV - Como minimizar as perdas de capacidade produtiva no mês corrente por causa das paradas oriundas da manutenção?
V - Como melhorar a confiabilidade do processo com programas de manutenções eficientes e precisos?
VI - Como potencializar a disponibilidade dos equipamentos?
É correto o que se afirma em:
I, II, III, IV, V, VI.
I, II, IV, V, VI.
III, IV, V, VI.
II, III, IV, V, VI.
I, IV, V, VI.
Sobre o planejamento, sua importância, tanto para coleta de dados quanto para todo o processo de modelagem e simulação, analise as duas asserções a seguir:
O planejamento norteia todo o processo de coleta, construção e manutenção dos modelos a serem simulados e, além disso, o planejamento tem como intuito central prever algumas intempéries futuras e proporcionar aos tomadores de decisão a oportunidade de se prepararem para o que provavelmente vai ocorrer.
OU SEJA,
O planejamento, seja ele em qualquer esfera, potencializa as decisões e diminui drasticamente as chances de perdas e desperdícios ocorrerem por falta de planejamento.
A respeito dessas duas asserções, assinale a opção correta:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II complementa de forma correta a I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não complementa de forma correta a I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Saindo um pouco do âmbito da manufatura em si e caminhando para o âmbito do fornecimento de serviços, podemos afirmar que um dos focos mais importantes na simulação nesse tipo de negócio é melhorar a satisfação de seu cliente, reduzindo os tempos de espera. Por isso, analise as duas asserções que seguem:
I – Observe seus clientes. Ninguém gosta de ficar muito tempo em filas, seja fisicamente ou virtualmente através de ligações telefônicas em esperas intermináveis embaladas com músicas indigestas. A moeda mais cara do século XXI é o tempo, logo, as empresas fornecedoras de serviços precisam aprender a atuar fortemente na redução drástica dos tempos de espera.
PORQUE
II – Quando a empresa que fornece o serviço atua focada em minimizar o tempo de espera acredita-se que tal procedimento traga o aumento da satisfação dos clientes e, por consequência, um melhor resultado aos negócios no curto, médio e principalmente longo prazo, potencializando a sustentabilidade do negócio em si.
A respeito dessas duas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A coleta dos dados é a fase inicial de todo processo de modelagem e simulação. Reforço a importância de se conhecer a fundo as variáveis e as características dos elementos do estudo para que possa ser criado um modelo fidedigno. Para construirmos a modelagem e simulação utilizamos, com frequência, as variáveis não controladas. Algumas técnicas de coleta de dados podem ser usadas, tais como:
I - Observação: técnica simplista onde o analista vai a campo observar o funcionamento do sistema alvo do estudo, e assim coletar informações e dados de forma aleatória, analisando, visualizando e acompanhando o processo;
II - Questionário: é a coleta de dados através de documentos e registros da empresa/organização. Estes questionários podem ser construídos através de ordens de serviços, ordens de produção, relatórios gerenciais e setoriais, laudos, manuais, etc;
III - Entrevista: onde há uma interação por um dado momento entre os participantes da entrevista onde os mesmos coletas os dados necessários e registram em formulários ou são gravadas;
IV - Análise de documentos: nessa técnica um formulário é elaborado contendo todas as informações necessárias ao bom desempenho do levantamento e coleta de dados;
V - Medições in loco: é o método de coleta de dados onde o analista vai ao local onde ocorre a criação dos dados e informações e os coletas, geralmente com apoio de instrumentos específicos. São exemplo de medições in loco os tempos-padrão, pesagem de matérias-primas, análises sensoriais, análises de qualidade, etc.
É correto o que se afirma em:
II, III, IV.
I, II, III.
I, II, III, V.
I, III, V.
II, IV, V.
Na maioria das vezes o problema alvo da modelagem e simulação é informado pelo cliente. Pois o cliente é o rei, ele é quem determina o que é qualidade e quais as características de qualidade ele está buscando quando adquire nossos produtos e/ou serviços. Por isso, foco no cliente.
Sendo assim, analise as duas asserções a seguir:
A interação entre empresa e cliente é crucial em diversos momentos, e não seria diferente no momento da definição correta do problema para posterior modelagem e simulação.
PORQUE
Espera-se que, se trabalhando em parceria com a empresa, o cliente possa nos ajudar muito a solucionar diversos problemas que impactam negativamente nos resultados da empresa, reduzindo custos e alavancando os negócios.
A respeito dessas duas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Abaixo segue os seis passos para o correto desenvolvimento e criação de um projeto de simulação:
- Formulação: etapa na qual ocorre a construção de fato do modelo conceitual representando fielmente o sistema real, com uso dos dados coletados, espera-se que, de forma 100% acuras;
- Representação: etapa na qual é definido o problema a ser analisado, alvo do estudo, além dos objetivos da modelagem em si, ou seja, é a etapa inicial, onde o escopo do problema juntamente com o que se espera dele são determinados;
- Implantação: nesta etapa, já de posse do software que será utilizado para a simulação, ocorre, nele mesmo, a transformação do modelo conceitual em modelo computacional, factível e coerente;
- Verificação e validação: aqui ocorre a verificação e confirmação da correta transformação do modelo conceitual em modelo computacional. É como se fosse uma etapa de auditoria que verifica todas as características do modelo e as compara com o esperado, além da análise criteriosa e minuciosa do modelo computacional para averiguar se ele representa o sistema real, principalmente relacionado ao seu comportamento e funcionamento;
- Experimentação: agora é chegada uma das etapas mais importantes, onde os testes no modelo computacional são executados. Estes testes servem para avaliar e colocar em prática os dados levantados e o modelo construído, fazendo algumas mudanças nestas variáveis e nos cenários criados objetivando encontrar a melhor solução para o sistema simulado;
- Análise: última etapa, onde são feitos exames e análises dos resultados encontrados e comparados com os objetivos propostos no início da modelagem.
É correto o que se afirma em:
I, II, III, IV, V, VI.
I, II, IV, V, VI.
III, IV, V, VI.
II, III, IV, V, VI.
I, IV, V, VI.
Sobre o planejamento, sua importância, tanto para coleta de dados quanto para todo o processo de modelagem e simulação, analise as duas asserções a seguir:
O planejamento norteia todo o processo de coleta, construção e manutenção dos modelos a serem simulados e, além disso, o planejamento tem como intuito central prever algumas intempéries futuras e proporcionar aos tomadores de decisão a oportunidade de se prepararem para o que provavelmente vai ocorrer.
OU SEJA,
O planejamento, seja ele em qualquer esfera, potencializa as decisões e diminui drasticamente as chances de perdas e desperdícios ocorrerem por falta de planejamento.
A respeito dessas duas asserções, assinale a opção correta:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II complementa de forma correta a I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não complementa de forma correta a I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Saindo um pouco do âmbito da manufatura em si e caminhando para o âmbito do fornecimento de serviços, podemos afirmar que um dos focos mais importantes na simulação nesse tipo de negócio é melhorar a satisfação de seu cliente, reduzindo os tempos de espera. Por isso, analise as duas asserções que seguem:
I – Observe seus clientes. Ninguém gosta de ficar muito tempo em filas, seja fisicamente ou virtualmente através de ligações telefônicas em esperas intermináveis embaladas com músicas indigestas. A moeda mais cara do século XXI é o tempo, logo, as empresas fornecedoras de serviços precisam aprender a atuar fortemente na redução drástica dos tempos de espera.
PORQUE
II – Quando a empresa que fornece o serviço atua focada em minimizar o tempo de espera acredita-se que tal procedimento traga o aumento da satisfação dos clientes e, por consequência, um melhor resultado aos negócios no curto, médio e principalmente longo prazo, potencializando a sustentabilidade do negócio em si.
A respeito dessas duas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A coleta dos dados é a fase inicial de todo processo de modelagem e simulação. Reforço a importância de se conhecer a fundo as variáveis e as características dos elementos do estudo para que possa ser criado um modelo fidedigno. Para construirmos a modelagem e simulação utilizamos, com frequência, as variáveis não controladas. Algumas técnicas de coleta de dados podem ser usadas, tais como:
I - Observação: técnica simplista onde o analista vai a campo observar o funcionamento do sistema alvo do estudo, e assim coletar informações e dados de forma aleatória, analisando, visualizando e acompanhando o processo;
II - Questionário: é a coleta de dados através de documentos e registros da empresa/organização. Estes questionários podem ser construídos através de ordens de serviços, ordens de produção, relatórios gerenciais e setoriais, laudos, manuais, etc;
III - Entrevista: onde há uma interação por um dado momento entre os participantes da entrevista onde os mesmos coletas os dados necessários e registram em formulários ou são gravadas;
IV - Análise de documentos: nessa técnica um formulário é elaborado contendo todas as informações necessárias ao bom desempenho do levantamento e coleta de dados;
V - Medições in loco: é o método de coleta de dados onde o analista vai ao local onde ocorre a criação dos dados e informações e os coletas, geralmente com apoio de instrumentos específicos. São exemplo de medições in loco os tempos-padrão, pesagem de matérias-primas, análises sensoriais, análises de qualidade, etc.
É correto o que se afirma em:
II, III, IV.
I, II, III.
I, II, III, V.
I, III, V.
II, IV, V.
Na maioria das vezes o problema alvo da modelagem e simulação é informado pelo cliente. Pois o cliente é o rei, ele é quem determina o que é qualidade e quais as características de qualidade ele está buscando quando adquire nossos produtos e/ou serviços. Por isso, foco no cliente.
Sendo assim, analise as duas asserções a seguir:
A interação entre empresa e cliente é crucial em diversos momentos, e não seria diferente no momento da definição correta do problema para posterior modelagem e simulação.
PORQUE
Espera-se que, se trabalhando em parceria com a empresa, o cliente possa nos ajudar muito a solucionar diversos problemas que impactam negativamente nos resultados da empresa, reduzindo custos e alavancando os negócios.
A respeito dessas duas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Abaixo segue os seis passos para o correto desenvolvimento e criação de um projeto de simulação:
- Formulação: etapa na qual ocorre a construção de fato do modelo conceitual representando fielmente o sistema real, com uso dos dados coletados, espera-se que, de forma 100% acuras;
- Representação: etapa na qual é definido o problema a ser analisado, alvo do estudo, além dos objetivos da modelagem em si, ou seja, é a etapa inicial, onde o escopo do problema juntamente com o que se espera dele são determinados;
- Implantação: nesta etapa, já de posse do software que será utilizado para a simulação, ocorre, nele mesmo, a transformação do modelo conceitual em modelo computacional, factível e coerente;
- Verificação e validação: aqui ocorre a verificação e confirmação da correta transformação do modelo conceitual em modelo computacional. É como se fosse uma etapa de auditoria que verifica todas as características do modelo e as compara com o esperado, além da análise criteriosa e minuciosa do modelo computacional para averiguar se ele representa o sistema real, principalmente relacionado ao seu comportamento e funcionamento;
- Experimentação: agora é chegada uma das etapas mais importantes, onde os testes no modelo computacional são executados. Estes testes servem para avaliar e colocar em prática os dados levantados e o modelo construído, fazendo algumas mudanças nestas variáveis e nos cenários criados objetivando encontrar a melhor solução para o sistema simulado;
- Análise: última etapa, onde são feitos exames e análises dos resultados encontrados e comparados com os objetivos propostos no início da modelagem.
É correto o que se afirma em:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II complementa de forma correta a I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não complementa de forma correta a I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Saindo um pouco do âmbito da manufatura em si e caminhando para o âmbito do fornecimento de serviços, podemos afirmar que um dos focos mais importantes na simulação nesse tipo de negócio é melhorar a satisfação de seu cliente, reduzindo os tempos de espera. Por isso, analise as duas asserções que seguem:
I – Observe seus clientes. Ninguém gosta de ficar muito tempo em filas, seja fisicamente ou virtualmente através de ligações telefônicas em esperas intermináveis embaladas com músicas indigestas. A moeda mais cara do século XXI é o tempo, logo, as empresas fornecedoras de serviços precisam aprender a atuar fortemente na redução drástica dos tempos de espera.
PORQUE
II – Quando a empresa que fornece o serviço atua focada em minimizar o tempo de espera acredita-se que tal procedimento traga o aumento da satisfação dos clientes e, por consequência, um melhor resultado aos negócios no curto, médio e principalmente longo prazo, potencializando a sustentabilidade do negócio em si.
A respeito dessas duas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A coleta dos dados é a fase inicial de todo processo de modelagem e simulação. Reforço a importância de se conhecer a fundo as variáveis e as características dos elementos do estudo para que possa ser criado um modelo fidedigno. Para construirmos a modelagem e simulação utilizamos, com frequência, as variáveis não controladas. Algumas técnicas de coleta de dados podem ser usadas, tais como:
I - Observação: técnica simplista onde o analista vai a campo observar o funcionamento do sistema alvo do estudo, e assim coletar informações e dados de forma aleatória, analisando, visualizando e acompanhando o processo;
II - Questionário: é a coleta de dados através de documentos e registros da empresa/organização. Estes questionários podem ser construídos através de ordens de serviços, ordens de produção, relatórios gerenciais e setoriais, laudos, manuais, etc;
III - Entrevista: onde há uma interação por um dado momento entre os participantes da entrevista onde os mesmos coletas os dados necessários e registram em formulários ou são gravadas;
IV - Análise de documentos: nessa técnica um formulário é elaborado contendo todas as informações necessárias ao bom desempenho do levantamento e coleta de dados;
V - Medições in loco: é o método de coleta de dados onde o analista vai ao local onde ocorre a criação dos dados e informações e os coletas, geralmente com apoio de instrumentos específicos. São exemplo de medições in loco os tempos-padrão, pesagem de matérias-primas, análises sensoriais, análises de qualidade, etc.
É correto o que se afirma em:
II, III, IV.
I, II, III.
I, II, III, V.
I, III, V.
II, IV, V.
Na maioria das vezes o problema alvo da modelagem e simulação é informado pelo cliente. Pois o cliente é o rei, ele é quem determina o que é qualidade e quais as características de qualidade ele está buscando quando adquire nossos produtos e/ou serviços. Por isso, foco no cliente.
Sendo assim, analise as duas asserções a seguir:
A interação entre empresa e cliente é crucial em diversos momentos, e não seria diferente no momento da definição correta do problema para posterior modelagem e simulação.
PORQUE
Espera-se que, se trabalhando em parceria com a empresa, o cliente possa nos ajudar muito a solucionar diversos problemas que impactam negativamente nos resultados da empresa, reduzindo custos e alavancando os negócios.
A respeito dessas duas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Abaixo segue os seis passos para o correto desenvolvimento e criação de um projeto de simulação:
- Formulação: etapa na qual ocorre a construção de fato do modelo conceitual representando fielmente o sistema real, com uso dos dados coletados, espera-se que, de forma 100% acuras;
- Representação: etapa na qual é definido o problema a ser analisado, alvo do estudo, além dos objetivos da modelagem em si, ou seja, é a etapa inicial, onde o escopo do problema juntamente com o que se espera dele são determinados;
- Implantação: nesta etapa, já de posse do software que será utilizado para a simulação, ocorre, nele mesmo, a transformação do modelo conceitual em modelo computacional, factível e coerente;
- Verificação e validação: aqui ocorre a verificação e confirmação da correta transformação do modelo conceitual em modelo computacional. É como se fosse uma etapa de auditoria que verifica todas as características do modelo e as compara com o esperado, além da análise criteriosa e minuciosa do modelo computacional para averiguar se ele representa o sistema real, principalmente relacionado ao seu comportamento e funcionamento;
- Experimentação: agora é chegada uma das etapas mais importantes, onde os testes no modelo computacional são executados. Estes testes servem para avaliar e colocar em prática os dados levantados e o modelo construído, fazendo algumas mudanças nestas variáveis e nos cenários criados objetivando encontrar a melhor solução para o sistema simulado;
- Análise: última etapa, onde são feitos exames e análises dos resultados encontrados e comparados com os objetivos propostos no início da modelagem.
É correto o que se afirma em:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A coleta dos dados é a fase inicial de todo processo de modelagem e simulação. Reforço a importância de se conhecer a fundo as variáveis e as características dos elementos do estudo para que possa ser criado um modelo fidedigno. Para construirmos a modelagem e simulação utilizamos, com frequência, as variáveis não controladas. Algumas técnicas de coleta de dados podem ser usadas, tais como:
I - Observação: técnica simplista onde o analista vai a campo observar o funcionamento do sistema alvo do estudo, e assim coletar informações e dados de forma aleatória, analisando, visualizando e acompanhando o processo;
II - Questionário: é a coleta de dados através de documentos e registros da empresa/organização. Estes questionários podem ser construídos através de ordens de serviços, ordens de produção, relatórios gerenciais e setoriais, laudos, manuais, etc;
III - Entrevista: onde há uma interação por um dado momento entre os participantes da entrevista onde os mesmos coletas os dados necessários e registram em formulários ou são gravadas;
IV - Análise de documentos: nessa técnica um formulário é elaborado contendo todas as informações necessárias ao bom desempenho do levantamento e coleta de dados;
V - Medições in loco: é o método de coleta de dados onde o analista vai ao local onde ocorre a criação dos dados e informações e os coletas, geralmente com apoio de instrumentos específicos. São exemplo de medições in loco os tempos-padrão, pesagem de matérias-primas, análises sensoriais, análises de qualidade, etc.
É correto o que se afirma em:
II, III, IV.
I, II, III.
I, II, III, V.
I, III, V.
II, IV, V.
Na maioria das vezes o problema alvo da modelagem e simulação é informado pelo cliente. Pois o cliente é o rei, ele é quem determina o que é qualidade e quais as características de qualidade ele está buscando quando adquire nossos produtos e/ou serviços. Por isso, foco no cliente.
Sendo assim, analise as duas asserções a seguir:
A interação entre empresa e cliente é crucial em diversos momentos, e não seria diferente no momento da definição correta do problema para posterior modelagem e simulação.
PORQUE
Espera-se que, se trabalhando em parceria com a empresa, o cliente possa nos ajudar muito a solucionar diversos problemas que impactam negativamente nos resultados da empresa, reduzindo custos e alavancando os negócios.
A respeito dessas duas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Abaixo segue os seis passos para o correto desenvolvimento e criação de um projeto de simulação:
- Formulação: etapa na qual ocorre a construção de fato do modelo conceitual representando fielmente o sistema real, com uso dos dados coletados, espera-se que, de forma 100% acuras;
- Representação: etapa na qual é definido o problema a ser analisado, alvo do estudo, além dos objetivos da modelagem em si, ou seja, é a etapa inicial, onde o escopo do problema juntamente com o que se espera dele são determinados;
- Implantação: nesta etapa, já de posse do software que será utilizado para a simulação, ocorre, nele mesmo, a transformação do modelo conceitual em modelo computacional, factível e coerente;
- Verificação e validação: aqui ocorre a verificação e confirmação da correta transformação do modelo conceitual em modelo computacional. É como se fosse uma etapa de auditoria que verifica todas as características do modelo e as compara com o esperado, além da análise criteriosa e minuciosa do modelo computacional para averiguar se ele representa o sistema real, principalmente relacionado ao seu comportamento e funcionamento;
- Experimentação: agora é chegada uma das etapas mais importantes, onde os testes no modelo computacional são executados. Estes testes servem para avaliar e colocar em prática os dados levantados e o modelo construído, fazendo algumas mudanças nestas variáveis e nos cenários criados objetivando encontrar a melhor solução para o sistema simulado;
- Análise: última etapa, onde são feitos exames e análises dos resultados encontrados e comparados com os objetivos propostos no início da modelagem.
É correto o que se afirma em:
II, III, IV.
I, II, III.
I, II, III, V.
I, III, V.
II, IV, V.
Na maioria das vezes o problema alvo da modelagem e simulação é informado pelo cliente. Pois o cliente é o rei, ele é quem determina o que é qualidade e quais as características de qualidade ele está buscando quando adquire nossos produtos e/ou serviços. Por isso, foco no cliente.
Sendo assim, analise as duas asserções a seguir:
A interação entre empresa e cliente é crucial em diversos momentos, e não seria diferente no momento da definição correta do problema para posterior modelagem e simulação.
PORQUE
Espera-se que, se trabalhando em parceria com a empresa, o cliente possa nos ajudar muito a solucionar diversos problemas que impactam negativamente nos resultados da empresa, reduzindo custos e alavancando os negócios.
A respeito dessas duas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Abaixo segue os seis passos para o correto desenvolvimento e criação de um projeto de simulação:
- Formulação: etapa na qual ocorre a construção de fato do modelo conceitual representando fielmente o sistema real, com uso dos dados coletados, espera-se que, de forma 100% acuras;
- Representação: etapa na qual é definido o problema a ser analisado, alvo do estudo, além dos objetivos da modelagem em si, ou seja, é a etapa inicial, onde o escopo do problema juntamente com o que se espera dele são determinados;
- Implantação: nesta etapa, já de posse do software que será utilizado para a simulação, ocorre, nele mesmo, a transformação do modelo conceitual em modelo computacional, factível e coerente;
- Verificação e validação: aqui ocorre a verificação e confirmação da correta transformação do modelo conceitual em modelo computacional. É como se fosse uma etapa de auditoria que verifica todas as características do modelo e as compara com o esperado, além da análise criteriosa e minuciosa do modelo computacional para averiguar se ele representa o sistema real, principalmente relacionado ao seu comportamento e funcionamento;
- Experimentação: agora é chegada uma das etapas mais importantes, onde os testes no modelo computacional são executados. Estes testes servem para avaliar e colocar em prática os dados levantados e o modelo construído, fazendo algumas mudanças nestas variáveis e nos cenários criados objetivando encontrar a melhor solução para o sistema simulado;
- Análise: última etapa, onde são feitos exames e análises dos resultados encontrados e comparados com os objetivos propostos no início da modelagem.
É correto o que se afirma em:
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.